Semana Mundial do Meio Ambiente 2023: #CombataAPoluiçãoPlástica

A Semana Mundial do Meio Ambiente foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia. Desde então, tornou-se um movimento global para sensibilizar e incentivar práticas de defesa do meio ambiente e da sustentabilidade. 


Foto: Divulgação 

Celebrada anualmente de 01 a 05 de junho, o período é considerado uma das maiores campanhas globais de conscientização e ação para indivíduos, governos, organizações não governamentais e empresas de todo o mundo se unirem por um objetivo comum: conservar e melhorar o nosso planeta.

Este ano, o tema central da campanha é #CombataAPoluiçãoPlástica. Segundo dados da ONU, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos, sendo a metade projetada para ser usada uma única vez. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabem em lagos, rios e mares. 


Foto: Divulgação 

Diante deste cenário preocupante, um novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) aponta que a poluição plástica pode ser reduzida em 80% até 2024 se os países e as empresas fizerem mudanças profundas nas políticas e no mercado usando as tecnologias existentes.

Reúso: a promoção de opções de reúso pode reduzir em 30% a poluição por plástico até 2040. Para concretizar seu potencial, os governos devem ajudar a criar modelos comerciais mais sólidos para os reutilizáveis.

Reciclar: reduzir a poluição plástica em mais 20% até 2040 pode ser possível se a reciclagem se tornar um empreendimento mais estável e lucrativo. A remoção dos subsídios aos combustíveis fósseis e outras medidas podem aumentar a parcela de plásticos economicamente recicláveis de 21% para 50%.

Reorientar e diversificar: a substituição cuidadosa de produtos, como embalagens plásticas, sachês e embalagens para viagem, por produtos feitos de materiais alternativos (como papel ou materiais compostáveis) pode proporcionar uma redução adicional de 17% na poluição plástica.

É importante lembrar que a proteção do meio ambiente não é responsabilidade apenas dos governos ou das grandes organizações. Cada indivíduo tem um papel a desempenhar na conservação dos recursos naturais e na redução dos impactos negativos no meio ambiente. A Semana Mundial do Meio Ambiente serve como um lembrete para que todos nós avaliemos nossas ações diárias e tomemos medidas concretas para reduzir nossa pegada ecológica. E você, como pretende contribuir com essas metas? Pense nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *