Chegamos ao 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, após sua instituição pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972. Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam online e presencialmente por meio de atividades, eventos e ações de engajamento em todo o mundo.
Com um tema central a cada ano, a data sempre promove a conscientização sobre como temos cuidado do meio ambiente e como estamos diretamente ligados às suas causas e efeitos. Em 2023, a poluição plástica pretende trazer reflexões severas sobre como produzimos, utilizamos e descartamos esses materiais sem nenhum compromisso ambiental, e o quanto ela impacta negativamente sobre a saúde humana e a economia mundial.
A boa notícia é que temos ciência e soluções para enfrentar o problema – e muita coisa já está acontecendo. O que é mais necessário agora é uma onda de pressão pública e política para ampliar e acelerar as ações de governos, empresas e outras partes interessadas para resolver essa crise, mobilizando todos os cantos do mundo.
O compromisso coletivo deve ser a ponte no combate a poluição e todos precisam entender o papel importante que exercem no presente em busca de um amanhã muito mais ambientalmente saudável para todos. Neste 05 de junho – e em todos os outros dias do ano – una-se a milhões de pessoas ao redor do mundo e hashtag#CombataAPoluiçãoPlástica. Faça a sua parte!