Como a Bella Vista Ambiental transforma resíduos e/ou sobras industriais em alimentação animal e produtos recicláveis

Neste texto, vamos entender como a empresa atua na transformação do resíduo em COPRODUTO, garantindo redução de custos e menos impactos negativos ao meio ambiente. Com a agenda ESG cada vez mais em pauta, a procura por uma relação B2B focada na sustentabilidade pode deixar a sua empresa na frente dos concorrentes.

Pera aí, você nunca ouviu falar no termo COPRODUTO? Não tem problema, a gente te explica! 

A partir de 2018 surgiu o termo COPRODUTO, que nada mais é do que alimentação destinada aos animais obtida a partir de resíduos sólidos e/ou sobras industriais provenientes de empresas alimentícias. Dentro deste mercado existem dois tipos de indústrias: 1) a que gera o resíduo e 2) a que fabrica o COPRODUTO a partir desse resíduo.  

Foto: AgroNews

Fica tranquilo porque toda essa cadeia produtiva tem legislação e liberação legal para atuar aqui no Brasil. Inclusive, a indústria que fabrica o COPRODUTO precisa ter registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Corpo de Bombeiros, CETESB, Ibama, licença da Prefeitura e SIGOR/Sigor – a Bella Vista tem tudo isso -, justamente por beneficiar os resíduos, já a que vende tem isenção, mas, ainda assim, passa por avaliação e precisa ter documentação ativa nos Órgãos reguladores.

Como empresa fabricante de COPRODUTO, a Bella Vista recebe os resíduos e sobras industriais e os transforma em alimentação para os animais, mas não é só isso. O gás liberado pelos dejetos deles também é reaproveitado para movimentar um biodigestor, que garante energia suficiente para manter toda a cadeia de produção ativa. 

As embalagens que acompanham esses resíduos e sobras não são desperdiçadas, pelo contrário. As plásticas viram madeiras e telhas ecológicas e tapumes e as de papel e papelão viram cadernos, cantoneiras, tubetes, caixas e outros itens. 

Mas você deve estar se perguntando quais resíduos e sobras podem ser transformados em COPRODUTO, né? A seguir, você encontra uma lista grande, mas, antes, vale ressaltar que os COPRODUTOS apresentam bom valor nutricional e geralmente são utilizados em substituição ao milho e à soja, reduzindo o custo da dieta e/ou favorecendo o ambiente ruminal.

Foto: G1

  • COPRODUTOS das indústrias de cereais e farinhas: resíduos das indústrias de farinhas, biscoitos, massas, pães, bolos, snacks, barra de cereais, macarrão instantâneo, massa úmida, tortilha, panetone, grãos e fermento.
  • COPRODUTOS de frutas e vegetais: resíduos das indústrias de batatas, temperos, derivados de soja, caldos e especiarias, frutas e sopas desidratadas, polpa de frutas e legumes, bebidas à base de soja, sucos de frutas e molhos.
  • COPRODUTOS de cacau: resíduos das indústrias de chocolates e bombons.
  • COPRODUTOS de misturas/pós para preparo de alimentos e bebidas: resíduos das indústrias de achocolatados em pó, preparados sólidos para refrescos, cappuccino, mistura para bolos, cafés, fórmulas infantis, pós para preparo de sobremesas e misturas/pós para preparo de molhos.
  • COPRODUTOS de bebidas líquidas e bebidas compostas: resíduos das indústrias de bebidas mistas de frutas, néctar de frutas e cervejas.
  • COPRODUTOS das indústrias de produtos lácteos/derivados lácteos: resíduos das indústrias de sobremesas lácteas, requeijão, petit suisse, iogurtes, bebidas lácteas, composto lácteo, queijos, manteiga, leite condensado, leites, concentrados e evaporados, misturas lácteas, sobremesas lácteas, leites fermentados, doce de leite, leite aromatizado.
  • COPRODUTOS a base de açúcares: resíduos das indústrias de açúcar, confeitos, balas e gomas de mascar; glicose, torrone, paçoca, pé-de-moleque e xaropes.
  • COPRODUTOS a base de óleos e gorduras vegetais: resíduos das indústrias de creme vegetal, margarina, maionese, óleo composto, azeite, óleos e gorduras vegetais, molhos preparados para salada e outros molhos prontos para consumo.
  • COPRODUTOS da alimentação animal: resíduos das indústrias de alimentos para animais de companhia.
  • COPRODUTOS mistos: composto de mais de um grupo de resíduos sólidos.

Depois de conhecer o tanto de nutrientes que podem ser reaproveitados para a alimentação animal, nós conseguimos entender a importância do setor de fabricação de COPRODUTOS no Brasil.

Se você gostaria de ter uma empresa parceira que se preocupa com a sustentabilidade, com o meio ambiente e com a agenda ESG, conheça a Bella Vista Ambiental e veja como ela pode ajudar o seu negócio a gerar menos resíduos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *